Reflexões …

1 de março de 2011

Café, café, sempre o café !!!

Acho que o café pra mim tem essa funcionalidade de fazer-me refletir justamente por ter que parar para tomá-lo. No dia-a-dia a correria as vezes é tão grande que tudo o que Deus espera de nós é uma pequena pausa pra poder falar conosco, e comigo isso acontece exatamente quando me sento na mesa pra tomar um bom café preto sem açúcar.

Tive o privilégio de estar no Rio de Janeiro nesse fim de semana e foi realmente tremendo ver e experimentar um pouco do que Deus está fazendo naquele lugar, na minha terra natal. Não cresci no Rio de Janeiro mas entendo que tenho uma divida de amor para com a terra que me concebeu, e é muito bom participar da transformação de Deus ali naquele lugar. Pude ver olhos aliviados da dor e sorrisos nos mais envergonhados, percebo também que a alegria da vida, que no rio é tão coloria, voltou e os olhares dos cariocas estão voltando a sorrir de novo. Conheci, através do Junior, o comandante René do Batalhão de Operações Policiais Especiais, o BOPE, e ele me levou ao Quartel do BOPE aonde pude ouvir historias incríveis de como ainda existem homens que entregam a vida por amor a nação e por acreditar em um Pais melhor.  De fato caráter é um pré requisito para ingressar na companhia e foi esse ponto que me fez refletir  em aspectos simplistas das nossas vidas mas que demonstram o quanto ser correto é desafiador.

Senhores passageiros dentro de instantes daremos inicio ao embarque do vôo 1700 com destino a confins, por daremos prioridade a gestantes, idosos, deficientes físicos, mulheres com criança de colo e  aos passageiros com assento de numero 17 a 30 por favor  formar uma fila ao lado direito para facilitar o embarque, disse a comissária de bordo. Minha poltrona era a 28 portanto me encaixava no perfil cobrado pela empresa, logo vi que se formara uma enorme fila e   fiquei no fim do que seria a fila dos passageiros com assentos de 17 a 30. Passei pelo embarque e entrei na aeronave, e para a minha surpresa o fundo da aeronave estava vazio. Pensei de pronto; Aonde estão os passageiros das poltronas 17 a 30. Logo percebi que a frente da aeronave estava lotada de pessoas que aparentemente  foram espertas e tomaram a frente das outras na fila, o que acontece com freqüência. Logo me recordo do texto de Paulo aos Romanos no capitulo 12 verso 3 : ´´ninguém pense de si próprio alem do que convém mas pense com temperança ´´.. Outras versões dizem ; não siba mais do que convém saber … Aprendo com isso que devemos pensar sobre nós mesmos com temperança, logo a frente Paulo desmorona com nosso ego, e com nossos padrões egocêntricos dizendo que devemos preferir em honra ao outro. V10. O próprio Jesus nos mandou amar o nosso próximo como a nós mesmos. Isso quer dizer amar o próximo como se fosse a mim mesmo. Partindo desse principio a lógica seria, não faça com o outro o que você não quer que façam com você e faça ao outro exatamente o que você  gostaria que fizessem com você. Mas quem é o próximo ? Surge logo o questionamento  nas nossas cabeças, o próximo é exatamente aquele que está próximo, seja ele amigo ou inimigo V 14 . Porque se faço o bem só a quem me faz bem, minha bondade é superficial.  Jesus disse algo sobre isso, algo sobre nossa justiça exceder em muito a dos fariseus. Assim, se Deus fizesse o bem só ao que é bom sua bondade seria condicional e não existencial. Deus não se torna bom, Ele em sua essência É bom e nada do que façamos pode mudar isso, por isso o Sol nasce sobre justos e injustos. Logo, tentando racionalizar o que não se pode entender, os padrões pelos quais devemos viver são esses, preferindo em honra ao próximo. Exatamente o que as pessoas dentro do avião não fizeram. Ferir padrões, desobedecer regras é o que fazemos constantemente sem perceber muitas vezes, e preferir o outro em honra é amar ao próximo como se fosse você  mesmo.

Dormi…. o Voo estava longo, e eu aproveitei o travesseiro que ganhei da Ana para aviões e tirei um cochilo quando escutei ao longe a voz do comandante dizendo: Atenção tripulação preparar para o pouso!!!  Arrumei a mesinha a frente, retornei o assento para a posição vertical e apertei o sinto vamos pousar !!!

Pousamos, e a comissária com muita cordialidade diz: Senhores passageiros sejam bem vindos a Confins, por favor permaneçam com os cintos afivelados  respeitando ao aviso de atar cintos, até a parada total da aeronave e que os avisas de atar cintos sejam desligados. Lembramos que o uso de celular não é permitido até o saguão do aeroporto….

É impressionante ver ela terminando de falar e escutar os barulhinhos dos celulares ligando, e gente se levantando enquanto o aviso de atar cintos ainda está ligado porque a aeronave ainda não parou e mesmo assim as pessoas ( como se não tivessem ouvido nada ) desobedecem em massa a uma autoridade que foi constituída. Pode parecer bobagem, mas não é !!! Se não conseguimos obedecer a regras simples como essas, nosso senso de certo e errado sempre será maleável.  Radical ? Talvez, mas todo mundo há de convir que no fundo todos sabem que é errado. Estou lendo um livro do C.S Lewis, e eles gasta um capitulo inteiro falando sobre certo, errado e senso moral. Todos sabem que desobedecem mas as mentes estão cauterizadas, programadas para desobedecer este comando. Qual é a diferença ( excluindo as conseqüências da analise ) entre o que desobedece a ordem de uma aeromoça, para o que desobedece um semáforo de transito ? Nenhuma, o erro é o mesmo, desobediência. Qual é a diferença entre o que rouba 10 R$ e o que rouba milhões… Nenhuma, o erro é o mesmo. Por que o erro não depende da conseqüência para existir muito menos da justiça humana.  Como diria C.S Lewis, o errado é errado simplesmente porque não é o certo.

Quantos de nós somos pegos muitas vezes por esses erros que parecem imperceptíveis mas estão lá, quem sabe passar no sinal vermelho, ou estacionar em local proibido, ou cortar um carro pela direita, ou mal dizer um irmão maquiando a fofoca e a maledicência de comentário, ou usar uma carteira de estudante porque ainda se tem validade mesmo não sendo mais estudante,  ou usar o sinal da internet do visinho só porque está desbloqueada mesmo sem pagar por ela, o que seria justo e tantos outros erros que se apresentam pra gente como vantagens, como sinais de esperteza. Mas esperto mesmo é o JUSTO que não anda no caminho dos pecadores, antes o seu prazer está na lei do Senhor. Esperto mesmo que o que obedece, esperto, e se me permitem usar o carioques que ainda me resta, o´´ safo“ é aquele que faz o que é certo mesmo quando não o agrada.

Caráter Cristão é fazer o certo mesmo quando não se tem vontade, ou mesmo quando (aparentemente) não se tira vantagem disso.

7 Respostas to “Reflexões …”

  1. Dany said

    Meu Deus que reflexao profunda,realmente nossa mente cauteriza,e acabamos fazendo coisas que desagradam a Deus…Parabens continue buscando a Deus em todos os detalhes e melhor agradando-o mais e mais

  2. Ninfa Iara said

    Muito boa sua “Reflexão” sobre o caráter cristão … que todos que passem aqui e leiam tirem lições para suas próprias vidas assim como tirei para a minha.
    São nos pequenos detalhes que somos provados todos os dias …

    Obg!
    Bençãos do Senhor sobre sua vida!
    Que Deus lhe dê sabedoria e conhecimento para propagação do evangelho puro.

    Abraços…

  3. Sula Costa said

    Necessariamente era ISTO que eu precisava ler nesta manhã de terça. concordo plenamente com este texto e á partir de agora irei refletir nas pequenas coisas que me afastam de Deus. Aprendi tbm á obedecer pequenos detalhes, q fazem diferença. Belíssimo texto Salazar! Deus o abençoe e OBRIGADO!

  4. Lorene Katlen said

    Amém! Que Deus nos ajude a sermos corretos nas ‘mínimas’ coisas. Preciso aprender a usar o cinto de segurança! rs.. Gostei da frase: “Caráter cristão é fazer a coisa certa mesmo quando não se tem vontade.” Abç

  5. Carolina said

    Israel,
    Tremenda a sua colocação!!!
    Mtos tem se acostumado a achar: td mundo faz, então posso fazer tbém…
    Os cristãos tem q ser diferentes!!! Tem q possuir o CARÁTER CRISTÃO definido perfeitamente por vc!
    Q Deus continue te abençoando!
    Carol.

  6. Olá bom dia. Ótimo post, ele só veio a acrescentar ao conceito aquAl já tenho formado a respeito do desrespeito, mentiras, descumprimento de regras e eu que já tenho a fama de ser a senhora “perfeita” irei tomar esse post como um despertamento de onde ainda preciso acertar. Que o Senhor possa estar sempre te usando como um canal do despertar pra nós. Um abraço e fica nos braços do PAI.

Deixe um comentário

